Segunda, 17 de Maio de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Taboão da Serra: veja fotos e saiba como foi a inauguração da base da GCM no Marabá

Durante o ato, prefeito também entregou novas armas à Guarda, falou sobre outras ações para a segurança pública e respondeu aos jornalistas sobre o possível desvio de vacinas ocorrido na UBS Santo Onofre

29/04/2021 16h12 Atualizada há 2 semanas
Por: Por Charles Eliseu, para o Jornal SP Repórter Fonte: Charles Eliseu, jornalista
Base da GCM foi inaugurada nesta quinta (29). Foto: Charles Eliseu/Jornal SP Repórter
Base da GCM foi inaugurada nesta quinta (29). Foto: Charles Eliseu/Jornal SP Repórter

A Prefeitura de Taboão da Serra instalou a base móvel da Guarda Civil Municipal (GCM) na rotatória da Avenida Emerito Arbulu com a Rua Nae Minei, Parque Marabá, nesta quinta-feira (29). Para marcar o acontecimento, o governo municipal fez uma inauguração, que contou com a presença do prefeito Aprígio, vice Buscarini, vereadores, secretários municipais e imprensa. A ideia, para breve, é colocar uma base de alvenaria, segundo relatou o prefeito no evento.

“Quando a gente começar a melhorar as finanças da Prefeitura, a gente vai construir a base de alvenaria aqui. Não dá para essa região ficar sem base”, destacou Aprígio. “Nos pontos mais críticos, nós vamos colocar as bases fixas e colocar bases móveis circulando na cidade num dia em um ponto, outro dia no outro. Vamos descobrir aí os pontos mais críticos para que a gente possa levar as bases fixas para lá”, pontuou o prefeito.

De acordo com o vice-prefeito Buscarini, a região terá uma base de alvenaria e outras ações também serão promovidas pela segurança da cidade, assim que houver a recuperação econômica da Prefeitura devido à pandemia. “Mesmo com todas as dificuldades que o governo está enfrentando, de recursos, não podemos e não vamos deixar a população desassistida. Estão, a base móvel foi reformada, trazida para cá, exatamente para amenizar um pouco a situação da segurança, principalmente neste momento de pandemia. O governo está fazendo uma reestruturação, então está previsto construção de outras bases, em outros bairros, aumento da frota, efetivo e câmeras de monitoramento. Isso tudo vai acontecendo conforme a receita da cidade – que caiu bastante – recupere”, disse Buscarini.

Após o ato de inauguração, Aprígio concedeu uma entrevista coletiva aos órgãos regionais de imprensa. Entre assuntos importantes, ainda na temática da segurança pública, reforçou que o bairro do CSU voltará sim, em um prazo ainda não divulgado, a ter a base da GCM e explicou que a base do Marabá terá funcionamento 24h.

Perguntado sobre a possibilidade do aumento do número de câmeras de monitoramento, também durante a entrevista, o secretário-adjunto da pasta, Tenente Dacal, afirmou que novas 14 serão implementadas. “O prefeito já autorizou a ampliação. Faltavam 14 câmeras para fechar a cidade inteira. Esse sistema se chama ‘muralha’. É um sistema inteligente. É o que tem de mais avançado de tecnologia hoje”. Taboão da Serra dispõe, desde 2020, do Centro de Operações e Inteligência, que, em suma, é uma central de acompanhamento das câmeras.

Participaram da entrega os vereadores Luzia Aprígio, André Egydio, Gallo, Anderson Nóbrega, Ronaldo Onishi, Joice Silva, Érica Franquini, Nezito, Marcos Paulo, Enfermeiro Rodney e Alex Bodinho, e secretários municipais como Betinho (Planejamento), Alexandre Depieri (Gestão de Pessoas), Arnoldo Landiva (Comunicação), a comandante da GCM, Eliana Gonçalves, entre outros.

ENTREGA DE ARMAS PARA A GCM

16 armas para o trabalho da GCM foram entregues durante a inauguração. Entre os equipamentos, estão oito carabinas Taurus do modelo CTT 40, que foram comprados através de uma emenda parlamentar.

PREFEITURA INVESTIGA POSSÍVEL DESVIO DE VACINAS NA UBS SANTO ONOFRE

Outro assunto respondido pelo prefeito durante a entrevista com os jornalistas foi a questão do possível desvio de vacinas ocorrido na UBS Santo Onofre. Aprígio reforçou que o governo apura em detalhes a situação, exonerou de forma preventiva a diretora da UBS e que, assim que informações concretas forem colhidas através da apuração, o boletim de ocorrência será feito.

“O boletim de ocorrência talvez seria o primeiro passo. Mas como eu não tenho informação de quantas vacinas sumiram, quem está envolvido, nós estamos investigando e vamos abrir quantas vacinas sumiram para que a gente possa com certeza saber o que aconteceu e fazer o boletim de ocorrência. Estamos investigando ainda. Estamos chamando um a um para ver o que aconteceu, se eles sabem o que aconteceu. Apurando, nós vamos chegar na delegacia e falar ‘olha sumiram tantas vacinas, quem estava envolvida com esse processo administrativo que a gente fez’ e vamos dar com clareza para a delegacia o que aconteceu. “Não podíamos fazer um boletim de ocorrência sem ter quem acusar”.

Um dos repórteres presentes na coletiva indagou o chefe do Executivo se é possível se confirmar que houve desvio dos imunizantes. “Eu não diria hoje, por isso eu não fiz um boletim de ocorrência. Uma coisa é roubo, outra coisa é se aconteceu mesmo o que a gente tá entendendo, foi fura de fila. Furaram a fila. E aí aplicaram em alguém que ainda não tinha a idade e usaram essa vacina”.

Aprígio frisou ainda que o assunto está sendo tratado com empenho nas investigações. “Estamos investigando todas UBSs. Só para vocês terem uma ideia. Quando isso aconteceu, nós pegamos sem ninguém saber em cada posto de saúde que tinha, classificamos uma pessoa para ir lá sem ninguém saber, 10h da manhã, e ‘confiscar todas as fichas que haviam aplicado vacinas e contar as vacinas. Foi feito esse trabalho. Tá em nossa posse todas as fichas e toda a quantidade de vacinas que havia lá, que foi entregue lá”.

Veja mais fotos do evento. (Fotos: Charles Eliseu/Jornal SP Repórter):

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 10h05 - Fonte: Climatempo
17°
Nevoa úmida

Mín. 13° Máx. 25°

17° Sensação
6 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias