A plataforma #CulturaEmCasa, a primeira plataforma de streaming de conteúdo cultural das mais diferentes linguagens artísticas, totalmente gratuita, traz neste fim de semana lives da cantora Julia Branco, da MC Tha, a transmissão online da peça Contrações com Débora Falabella e Yara de Novaes e bate-papo com as duas atrizes após o espetáculo.
A programação integra o Festival #CulturaEmCasa, veiculado pela plataforma. Criada em abril do ano passado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e com gestão da Organização Social Amigos da Arte, a plataforma já registrou 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor. (Confira programação deste fim de semana abaixo).
A compositora, cantora e atriz Julia Branco se apresenta na 6ª feira, às 21h30. No set list da live estão músicas de seu álbum de estreia, Soltar os Cavalos, como “Sou Forte”, “Estrela” e “Meu Corpo”. No sábado (29/5), no mesmo horário, é a vez da MC Tha. Num universo dominado pela figura masculina, aos 15 anos, por influência de amigos, iniciou a sua jornada como MC, sendo a primeira mulher de seu bairro a compor e cantar nos bailes funk que aconteciam nas comunidades. Os temas de suas letras sempre foram diversos, como são até hoje: questões sociais, políticas, espirituais e emocionais.
E, no domingo (30/05), também às 21h30, será transmitida a releitura no formato online da peça Contrações com Débora Falabella e Yara de Novaes. O texto é de Mike Bartlet, direção de Grace Passô, direção de Produção de Gabriel Fontes Paiva e idealização do Grupo 3 de Teatro.
A montagem original, que deu origem a esta versão, conquistou os prêmios APCA, APTR, Questão de Crítica e Aplauso Brasil. Só na capital paulista, já foi encenada no Centro Cultural Banco do Brasil (2013), Itaú Cultural, Teatro Porto Seguro (2015), Teatro Shopping Frei Caneca (2016) e no Auditório do Ibirapuera (2017) – Mostra Petrobras Premmia de Teatro, Festival Teatro Vivo. O espetáculo realizou diversas excursões tendo se apresentado em 17 capitais brasileiras, e dezenas de cidades do interior. A peça também se apresentou no Festival de Santa Cruz De La Sierra e em La Paz na Bolívia.
“A plataforma #CulturaEmCasa tem como objetivo ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade e contribuindo para estimular a difusão cultural para todo país, disponibilizando conteúdos da mais diferentes linguagens artísticas”, afirma Danielle Nigromonte.
Sobre #CulturaEmCasa
Lançada em 21 de abril de 2020, a plataforma tem a missão de ampliar o acesso da população a conteúdos culturais de qualidade, 100% gratuitos e difundir a intensa produção cultural do Estado de São Paulo, seus equipamentos e municípios. Até o momento, a plataforma registrou 5,4 milhões de visualizações em 3 mil conteúdos disponibilizados, atingindo 3.300 mil cidades e 135 países. E envolvendo 13 mil profissionais do setor. Este ano, em comemoração ao aniversário de um ano, o #CulturaEmCasa, transmitiu lives de artistas como Tom Zé, Angela Ro Ro, Oswaldo Montenegro e Camila Pitanga.
A ferramenta reúne também conteúdos do Teatro Sérgio Cardoso, do Museu da Diversidade Sexual e das instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, entre as quais a OSESP, a Jazz Sinfônica, a Pinacoteca, a São Paulo Companhia de Dança, o Conservatório de Tatuí, o Projeto Guri, Fábricas de Cultura, TV Cultura, Poiesis, Bibliotecas, e os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Índia Vanuíre, Casa de Portinari Felícia Leirner/ Auditório Claudio Santoro.
A ideia de difundir o conteúdo produzido por São Paulo se expandiu e a plataforma #CulturaEmCasa firmou parcerias com outras Secretarias Estaduais de Cultura, dentro do projeto Ponte Aérea. Atualmente a plataforma detém e transmite conteúdos do Rio Grande do Sul, como por exemplo, o “Festival de Cinema Negro em Ação” e os concertos da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; o projeto “Música Conecta” com o Espírito Santo Este mês também foi lançada parceria com o estado do Ceará, em que serão transmitidos eventos artísticos de grande porte do cenário cearense como o “Cineteatro São Luiz”, “Porto Dragão Sessions” e “Zona de Criação”.
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão dos teatros Sérgio Cardoso e de Araras e do Museu de Diversidade Sexual (MDS), trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos. Em seus mais de 15 anos, a entidade desenvolveu 58 mil ações que atingem mais de 25 milhões de pessoas.
Programação:
29/05 (sábado)
21h30 Festival #CC MC Tha
30/05 (domingo)
21h30 Festival #CC peça “Contrações” com Débora Falabella e Yara de Novaes – bate-papo após o espetáculo
Plataforma #CulturaEmCasa
www.culturaemcasa.com.br
Redes Sociais:
https://www.facebook.com/culturaemcasasp/
https://www.instragram.com/culturaemcasasp/
Mín. 14° Máx. 28°