Domingo, 13 de Junho de 2021
11 98407-4416
Taboão da Serra Taboão da Serra

Prefeitura de Taboão da Serra realiza Ação Inverno 2021

Desde o mês de maio pessoas em situação de rua podem passar as noites no Centro POP

09/06/2021 21h07
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Vera Sampaio, da PMTS
Centro POP de Taboão da Serra acolhe pessoas em situação de rua no período noturno durante a Ação Inverno. Foto: Divulgação
Centro POP de Taboão da Serra acolhe pessoas em situação de rua no período noturno durante a Ação Inverno. Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra iniciou em 14/05 a Ação Inverno, que tem como objetivo minimizar os efeitos do frio em pessoas em situação de rua. Desde então, o Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) mantém as portas abertas às noites para que as pessoas desabrigadas possam dormir em uma cama quente. Em média de 25 a 30 pessoas pernoitam diariamente no local e são seguidos protocolos de distanciamento e segurança para prevenção à Covid-19.

Nas noites em que os termômetros marcam menos do que 13°C, o Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) faz o trabalho de busca ativa. Isto é, a equipe percorre as ruas de Taboão da Serra em busca de pessoas desabrigadas para oferecer a pernoite no Centro POP. 

O secretário de Assistência Social e Cidadania, Wagner Eckstein, relembra que o apoio da população é essencial para que ninguém fique desabrigado. “Se durante a noite você encontrar alguém desabrigado na rua, entre em contato com a Guarda Civil Municipal ou com o Centro POP e peça ajuda. Nossa equipe irá até essa pessoa e oferecerá auxílio. Com o apoio e a colaboração de todos ninguém ficará desassistido”, comentou.

Centro POP

O Centro POP de Taboão da Serra funciona na Rua Felice Del Paggio, 100, na Vila Francisco Remeikis. O local conta com equipe multidisciplinar que auxilia as pessoas em situação de rua a recuperar a autoestima e serem reintegrada às suas famílias e à sociedade. 

Além de acompanhamento com equipe multidisciplinar, no Centro POP as pessoas em situação de rua podem se alimentar, tomar banho e lavar as próprias roupas. 

Os trabalhos diurnos começam às 8h, quando os portões são abertos e é possível tomar banho. Às 8h30 é servido café da manhã, às 12h o almoço e também é entregue um kit lanche. 

A tarde, por conta da pandemia da Covid-19, o espaço é fechado para higienização e reabre às 19h para pernoite e jantar. Às 22h é oferecida a ceia e os portões são fechados para manter as pessoas protegidas. No dia seguinte às 7h é oferecido café da manhã para quem pernoitou e os portões são reabertos às 8h.

Serviço:

GCM - Guarda Civil Municipal

Tel. 153 (24h)

Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua)

Rua Felice Del Paggio, 100, Vila Francisco Remeikis

Tel. 4135-3194

Serviço de Abordagem Social – SEAS

CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social

Rua Milton Martins Moura, s/n - Vila Francisco Remeikis

Tel. 4139-1105 e 4138-7155 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h)

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Taboão da Serra
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 05h56 - Fonte: Climatempo
12°
Muitas nuvens

Mín. 11° Máx. 19°

12° Sensação
13 km/h Vento
88% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (14/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 10° Máx. 21°

Sol com algumas nuvens
Terça (15/06)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 22°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias