Terça, 19 de Outubro de 2021
11 98407-4416
Embu das Artes Embu das Artes

Embu das Artes: Nossa Senhora do Rosário é padroeira da cidade

Dia 7 de outubro a cidade de Embu das Artes comemorou o Dia da padroeira

10/10/2021 11h12
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: SANDRA MARTINS/SECOM/PMEA
Embu das Artes: Nossa Senhora do Rosário é padroeira da cidade
Embu das Artes: Nossa Senhora do Rosário é padroeira da cidade

Embu das Artes comemorou no dia 7 de outubro, o dia de Nossa Senhora do Rosário, padroeira da cidade desde a criação da  Lei Ordinária 3151/2019.

Padroeira de Embu das Artes

Fundada pelos padres da Companhia de Jesus na primeira metade do século 17, a cidade do Embu das Artes tem sua origem na antiga aldeia de M’boy. Era nestas terras, que ficava a fazenda de Fernão Dias e Catarina Camacho, sua mulher. Em 24 de Janeiro de 1624, o casal doou a propriedade aos jesuítas e tudo que nela continha.

Mais tarde, depois do falecimento do marido, Catarina Camacho em seu testamento aprovado em 27 de Julho de 1668 impõe duas condições para efetivar a doação: o culto a Cristo Crucificado e a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a quem a pequena capela da fazenda era dedicada. Por volta de 1690 o Padre Belchior de Pontes transferiu a capela existente nas terras doadas para outro local não muito distante, erguendo ali uma igreja maior que a anterior e conservando a invocação a Nossa Senhora do Rosário. 

Na década de 40, depois de um decreto-lei mudar o nome M’Boy para Embu, dom Duarte de Leopoldo e Silva, arcebispo de São Paulo, determina a primeira recuperação da igreja e residência. O conjunto, um dos mais importantes d barroco paulista, torna-se Patrimônio Nacional, em 1938,e é restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan, antes Sphan).

Dos jesuítas e dos índios guaranis, Embu herdou a vocação cultural, impressa na arquitetura da igreja, na escultura dos santos de madeira, no entalhamento e na pintura. A Virgem do Rosário, de 1719, é obra do padre Belchior; os índios produziram ornamentos e entalhes da Igreja. Com essas obras, o jesuíta e os indígenas marcam o início das artes em Embu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Embu das Artes.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 17h21 - Fonte: Climatempo
13°
Chuvisco

Mín. ° Máx. °

13° Sensação
22 km/h Vento
94% Umidade do ar
% (mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Quinta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. ° Máx. °

Ele1 - Criar site de notícias