Terça, 25 de Janeiro de 2022
30°

Nuvens esparsas

Taboão da Serra - SP

Taboão da Serra Taboão da Serra

2ª edição do “Acarajé de Iansã” acontece neste fim de semana em Taboão da Serra

O evento acontece no sábado, 04/12, no CEPIM, a partir das 14h. Será distribuído acarajé gratuito, contemplando a 1ª unidade por pessoa

30/11/2021 às 13h28
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter
Compartilhe:
O CEPIM no Jardim Maria Rosa receberá a 2ª edição do “Acarajé de Iansã neste sábado, 04/12, a partir das 14h
O CEPIM no Jardim Maria Rosa receberá a 2ª edição do “Acarajé de Iansã neste sábado, 04/12, a partir das 14h

A Secretaria de Cultura e Turismo de Taboão da Serra, em parceria com coletivos da cidade e a Coordenadoria da Igualdade Racial (CEPIR) realizam a 2ª edição do “Acarajé de Iansã”. O evento será neste sábado, 04/12, no CEPIM de Taboão da Serra, a partir das 14h. Será distribuído acarajé gratuito, contemplando a 1ª unidade por pessoa.

O evento contará com manifestações culturais, culinária e feira de artigos afro empreendedores. A ação acontece em parceria entre TaboAfro, Feijoada de Ogum, Movimento Negro Unificado e a Coordenadoria da Igualdade Racial (CEPIR), com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo Prefeitura de Taboão da Serra.

Para o coletivo TaboAfro, o evento serve como homenagem à orixá Iansã “É conhecida como OYÁ a Deusa dos Raios e Trovões é sincretizada no catolicismo como Santa Bárbara”. 

Os organizadores do evento comemoram e explicam a representatividade da 2ª edição do evento na cidade. “As baianas de acarajé são um símbolo histórico do Brasil, encantando turistas do mundo todo, permanecendo no ofício por tantos anos e contribuindo para nossa cultura. Nada mais justo do que trazer a relevância com o apoio da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, para a iniciativa da Sociedade Civil que valoriza a nossa cultura, fazendo valer a cartilha da igualdade racial fortalecendo o combate ao racismo e os povos tradicionais das religiões de matrizes africanas”.

O secretário de Cultura e Turismo, Binho, comentou sobre a importância dos coletivos atuantes da cidade. “A atuação direta dos coletivos, traz a referência da presença de fatos históricos para a atualidade. Nós valorizamos a cultura, queremos combater o racismo e disseminar a cartilha da igualdade racial, isso pode acontecer com trabalho em conjunto, entre os coletivos e a secretaria.”

Serviço:

Acarajé de Iansã - 2ª edição

Data: Sábado, 04/12, a partir das 14h

Local: CEPIM - Avenida Doutor José Maciel, 708- Jardim Maria Rosa

Entrada franca

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias