Quando era bem pequenininho, antes mesmo de escrever a Sociais do Charles na versão impressa do Jornal SP Repórter – tinha uns três ou quatro aninhos – me lembro de perguntar ao meu pai, ao passar na praça do centro de Taboão da Serra, o seguinte: “Pai, quem foi Nicola Vivilechio?”. Para mim, sempre fez sentido querer saber quem foram as pessoas que dão nome às ruas, avenidas, praças e estradas, em especial, da cidade em que nasci. Nicola Vivilechio foi o primeiro prefeito da história de Taboão da Serra, entre os anos de 1960 e 1963. Nem todos sabem disso.
A situação que utilizei é apenas para ilustrar algo que acontece também com outras vias municipais. Poderia citar também a Avenida Laurita Ortega Mari e muitos outros locais públicos. Sinto que seria necessário Taboão da Serra adotar algo que já ocorre em diversos outros municípios. Em vez de de Praça Nicola Vivilechio, fica a sugestão de nomeá-la como Praça Prefeito Nicola Vivilechio. No lugar de Avenida Laurita Ortega Mari, passar a se chamar Avenida Prefeita Laurita Ortega Mari. São apenas dois exemplos que podem se aplicar aos espaços públicos com nomes não só dos prefeitos, como os que existem com denominação de professores, jornalistas, moradores, líderes sociais, entre outros.
Em praças, por exemplo, seria também muito indicada a instalação de placas com breves relatos biográficos dos homenageados.
Com uma medida simples como essa, o município daria uma sinalização muito pertinente de valorização histórica e cultural das pessoas que contribuíram com a sua construção e desenvolvimento e que hoje são nomes de locais púbicos. Falo de Taboão, mas é uma ação que pode ser adotada também em outras cidades. Quando acrescentada a palavra “prefeito” à Praça Nicola Vivilechio, por exemplo, se cria uma dimensão, pelo menos básica, para que os mais jovens, em especial, tenham uma noção de quem são os personagens históricos da terra em que vivem.
Mín. 16° Máx. 28°