Sexta, 03 de Dezembro de 2021
17°

Céu encoberto

Taboão da Serra - SP

Embu das Artes Embu das Artes

Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de Embu das Artes é retomado

No município, o SCFV é ofertado também através das entidades conveniadas

19/11/2021 às 13h39
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Ass. Imp. PMEA
Compartilhe:
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades. Foto: PMEA
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades. Foto: PMEA

A Prefeitura de Embu das Artes através da Secretaria de Desenvolvimento Social retoma seu trabalho com “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ” para criança e adolescente no anexo do Cras Centro, em Itatuba.  O serviço estava paralisado desde o início da pandemia.

O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais, as atividades são ofertadas com objetivo de garantir segurança de acolhimento e de convívio familiar e comunitário além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.   

Os usuários do SCFV são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vidas. O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, dos orientadores sociais e dos usuários.

Esse serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) para famílias neste coletivo do bairro do Itatuba chamado carinhosamente de vaga- lume nome escolhido pelas crianças e adolescente estamos atendendo em dois coletivos um pela manhã com crianças de 6 a 10 anos e um outro no período da tarde com adolescente de 11 a 15 anos.

No município,  o SCFV é ofertado também através das entidades conveniadas: Coopjovem, Fraternidade Rio Pequeno, Instituto Irmão Samaritano/casa do caminho, Associação Amigos de  Bairro Jd. Silva.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias