Terça, 25 de Janeiro de 2022
30°

Nuvens esparsas

Taboão da Serra - SP

Itapecerica da Serra Saúde

Conheça os serviços do Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra

Diferente do que muitos pensam o CCZ não é uma Ong ou um abrigo, ele não pode recolher animais abandonados, pois essa não é uma demanda de Zoonoses.

12/01/2022 às 16h06
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Compartilhe:
Conheça os serviços do Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra - Foto:PMIS
Conheça os serviços do Centro de Controle de Zoonoses de Itapecerica da Serra - Foto:PMIS

O CCZ é um centro de controle de doenças e de pragas urbanas e tem como maior objetivo impedir que os animais transmitam doenças para os humanos. Diferente do que muitos pensam o CCZ não é uma Ong ou um abrigo, ele não pode recolher animais abandonados, pois essa não é uma demanda de Zoonoses.

Portanto, só são recolhidos pelo órgão os animais com suspeita de doença zoonótica, como por exemplo raiva, leishmaniose, esporotricose, mormo, leptospirose, hantavirose entre outras, ou animais agressivos com histórico de mordedura.

A Zoonose também não presta atendimento clínico veterinário no município, os veterinários trabalham única e exclusivamente para cuidar dos animais que já estão no CCZ ou que venham ser recolhidos por se enquadrarem neste padrão de resgate.

Segundo o órgão, “é preciso deixar claro esses pontos para todos saberem quais as obrigações e deveres do nosso CCZ. Nosso dever é com a saúde pública, minimizando os efeitos maléficos que as zoonoses e pragas urbanas podem trazer para vida dos seres humanos”.

Clique aqui e conheça todos os serviços prestados pelo Centro de Controle de Zoonoses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias