Quarta, 18 de Maio de 2022

Poucas nuvens

Taboão da Serra - SP

Embu das Artes dengue

Embu das Artes intensifica o combate ao mosquito da dengue

Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias realizaram mais de 50 mil inspeções domiciliares em diversos bairros da cidade

25/04/2022 às 18h18 Atualizada em 25/04/2022 às 18h32
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Daniela Karin/PMEA
Compartilhe:
Embu das Artes intensifica o combate ao mosquito da dengue - Foto ilustrativa
Embu das Artes intensifica o combate ao mosquito da dengue - Foto ilustrativa

Desde o início do ano, quando realizada a campanha Janeiro Roxo, a Secretaria de Saúde de Embu das Artes vem intensificando o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias realizaram mais de 50 mil inspeções domiciliares em diversos bairros da cidade. Até o momento, foram vedadas 138 caixas d’água.

Atualmente, a cidade apresenta 34 casos notificados de dengue, sendo quatro confirmados nas regiões do Jardim Independência, Santa Tereza e Santo Eduardo, doze descartados e dezoito em análise. A Secretaria de Saúde reforça a importância da colaboração de todos no combate às doenças, evitando focos de água parada – 80% dos criadouros estão dentro de estabelecimentos residenciais  e comerciais – e também comunicando o Centro de Controle de Zoonoses (telefone 0800 773 0005) sobre possíveis focos do mosquito em terrenos baldios e imóveis desocupados.

Como combater o mosquito?

Não deixar água parada em hipótese alguma;

Descartar garrafas, latas e vidros que não for utilizar, ou então secá-los bem e guardá-los de boca para baixo;

Manter lixeiras e sacos plásticos fechados;

Colocar areia nos pratinhos dos vasos de planta;

Não acumular lixo nem entulho;

Retirar a água acumulada em lajes, calhas e do reservatório atrás da geladeira.

Quais os sintomas da dengue, zika e chikungunya?

Os sintomas são parecidos, como febre, dores nas juntas do corpo e no fundo dos olhos e muito cansaço. Pode causar vermelhidão na pele e diarreia. Em caso de suspeita, é recomendável que o paciente fique em repouso, beba muito líquido, não tome remédios para dor e febre sem prescrição médica e procure uma UBS.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias