Segunda, 04 de Julho de 2022
22°

Alguma nebulosidade

Taboão da Serra - SP

Itapecerica da Serra Corpus Christi

Tapete de Corpus Christi de Itapecerica da Serra volta à sua tradição

Este ano serão confeccionados 44 tapetes, com serragens coloridas e pedrinhas dolomitas

13/06/2022 às 17h52
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Compartilhe:
Os quadros serão montados pelas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro.- Foto: Jornal SP Repórter News
Os quadros serão montados pelas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro.- Foto: Jornal SP Repórter News

Quinta-feira, 16, acontece a celebração de Corpus Christi. No município de Itapecerica da Serra, a tradição dos tapetes acontece desde a década de 50.

Este ano serão confeccionados 44 tapetes, com serragens coloridas e pedrinhas dolomitas. Os quadros serão montados pelas ruas do entorno do Santuário Nossa Senhora dos Prazeres e Divina Misericórdia, no centro.

A montagem será realizada a partir das 4h da manhã por voluntários da igreja, alunos e colaboradores de diversas secretarias da prefeitura. O material de confecção é fornecido pela prefeitura, que faz todo o trabalho de tingimento e separação. Na Praça da Matriz a Santa Missa acontece às 15h, logo após será realizada a procissão.

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no período da Idade Média. Desde então, são realizados, além da confecção dos tradicionais tapetes ornamentais, a missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias após, o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e, na quinta-feira, é a celebração do Corpus Christi. É uma das mais tradicionais festas do Brasil, além de ser comemorado no país desde a chegada dos portugueses.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias