Segunda, 04 de Julho de 2022
19°

Alguma nebulosidade

Taboão da Serra - SP

Embu das Artes Formatura

‘Prospera Família’ entrega certificados de qualificação profissional para 750 beneficiários em Embu das Artes

O Prospera Família é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social

20/06/2022 às 17h55
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Alex Natalino/SECOM/PMEA
Compartilhe:
‘Prospera Família’ entrega certificados de qualificação profissional para 750 beneficiários em Embu das Artes - Foto: PMEA
‘Prospera Família’ entrega certificados de qualificação profissional para 750 beneficiários em Embu das Artes - Foto: PMEA

Em 10 de junho aconteceu a entrega de certificados de qualificação profissional para 750 beneficiários da terceira etapa do programa “Prospera Família”, em cerimônia realizada pela Prefeitura de Embu das Artes na Igreja Batista do Avivamento Unido, no Jardim Kennedy. Com o tema “Inclusão Produtiva”, as aulas dessa fase foram ministradas pelo Sebrae, que tratou sobre o programa Descomplique, um curso direcionado a potenciais empresários que desejam estruturar sua ideia de negócio. O conteúdo é voltado à orientação sobre gestão empresarial, abordando empreendedorismo, marketing e vendas, controles financeiros, plano de negócio e formalização do negócio. 

Na fase anterior (segunda), foram ministrados 10 cursos de qualificação profissional, entre eles: confeitaria, culinária básica, panificação, maquiagem, manicure e pedicure, assistente de cabeleireiro, recepção e atendimento, operadora de caixa, técnicas de vendas e corte e costura. Já a primeira fase focou no “desenvolvimento humano”, debatendo temas como cidadania, autotestima e fortalecimento de vínculos. As beneficiárias continuam sendo acompanhadas por tutores e recebendo o incentivo financeiro por mais dois meses.

Segundo Adriana Santos, coordenadora municipal do Prospera Família, a experiência vai para além de ensinar planejamento, gestão e investimento. “Todos foram bastante participativos e a experiência também repercute positivamente na melhora da relação entre os membros de suas famílias”, contou ela. 

O Prospera Família ocorreu em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e visa promover geração de renda, autonomia e mobilidade social por meio de acesso ao mercado de trabalho e inclusão social de pessoas vulneráveis economicamente. Além de prover uma transferência de renda, o programa incentiva os participantes a elaborar um projeto de vida, faz um acompanhamento socioassistencial e o capacita por meio de oficinas. As famílias são estimuladas a pensar num plano de futuro, a desenvolver um ofício e recebem apoio financeiro para sua subsistência e para comprar os instrumentos para seu trabalho. 

O prefeito Ney Santos afirmou durante o evento que as participantes deram o pontapé inicial e acredita que com muito esforço alcançarão sucesso profissional. “Teremos novas confeiteiras, maquiadoras, cabeleireiras, manicures, entre outras profissões, que, acredito, serão as novas empreendedoras de Embu das Artes, mais preparadas, e que irão se somar às novas empresas do município, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, pronunciou o prefeito.

Presente à formatura, representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, o coordenador do Programa Prospera, Danilo Erly, destacou a relevância do curso em possibilitar às formandas a elaboração de um projeto de vida, a capacitação profissional e o incentivo financeiro. “Isso é fundamental às pessoas, que não tinham um estímulo de crescer profissionalmente, a criarem uma esperança para mudar a sua vida e a de sua família com o fruto do próprio trabalho, tornando-se independentes.

O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Samuel Brasil, anunciou que a Prefeitura de Embu das Artes realizará uma segunda edição do Prospera Família, que deverá abrir inscrições em agosto deste ano. “Vamos ampliar esse programa na cidade para mais 1.200 pessoas e dar essa perspectiva de crescimento pessoal e autonomia financeira às famílias”, revelou ele. 

Demais autoridades presentes: vice-prefeito Hugo Prado, secretário adjunto de Tecnologia Cristiano Maciel, vereadores e pastor Madson Pires.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias