Sexta, 19 de Agosto de 2022

Céu encoberto

Taboão da Serra - SP

Saúde Saúde

OMS declara que a varíola dos macacos configura emergência internacional de saúde

A varíola dos macacos é uma causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele

23/07/2022 às 18h42 Atualizada em 23/07/2022 às 19h02
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: Marcelo Brandão/ABr
Compartilhe:
OMS declara que a varíola dos macacos configura emergência internacional de saúde - Foto ilustrativa
OMS declara que a varíola dos macacos configura emergência internacional de saúde - Foto ilustrativa

Neste sábado, 23, a Organização Mundial de Saúde decidiu declarar que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública de interesse internacional.

O anúncio foi feito pelo diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante coletiva de imprensa. “Temos um surto que se espalhou rápido pelo mundo, através de novas formas de transmissão, sobre as quais entendemos muito pouco, e que se encaixa nos critérios do Regulamento Sanitário Internacional. Por essas razões, decidi que a epidemia de varíola dos macacos representa uma emergência de saúde pública de preocupação internacional”, disse Tedros.

A varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias.

A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias