A exposição Os 34 Cantos do Inferno de Dante, do artista Roberto Righi, acontece a partir de 10 de novembro, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu
Contemplada pela Lei Paulo Gustavo, a mostra conta com 34 telas pintadas a óleo e 8 painéis, com inspiração nos 34 cantos da primeira parte do livro A Divina Comédia, denominada Inferno, de Dante Alighieri. Nas obras, Righi desenvolve o pensamento articulado a uma linguagem plástica expressionista figurativa e abstrata.
Inferno é a primeira parte do livro “A Divina Comédia” (as outras duas são Purgatório e Paraíso), do poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), publicado no século XIV durante o período do Renascimento, representando um dos maiores clássicos da literatura universal.
A publicação é narrada em primeira pessoa. Dante é o narrador e ainda o personagem principal. Nesse poema épico, repleto de simbolismos e alegorias, ele critica filósofos, religiosos e políticos que viveram em sua época. Em muitas passagens o autor fala diretamente com o leitor, em uma linguagem alegórica, descrevendo sua trajetória no inferno, no purgatório e no paraíso.
O Centro Cultural fica no Largo 21 de Abril, 129, Centro, Embu das Artes. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura.
Serviço:
Os 34 Cantos do Inferno de Dante – de Roberto Righi
Abertura: 9/11, às 18h
Visitação: de 10/11 a 1/12, das 9h às 17h
Onde: Centro Cultural Mestre Assis do Embu (Largo 21 de Abril, 129, 1º andar, Centro, Embu das Artes)
Entrada gratuita
Mín. 16° Máx. 19°