O Teatro Popular Solano Trindade apresenta o show “Aviso Aos Navegantes – Antecedentes das Canções de Protesto”, com o cantor e pesquisador Marcelo Pretto (A Barca e Barbatuques). O espetáculo é gratuito.
O show “Aviso aos Navegantes – Antecedentes das canções de protesto”, idealizado pelo cantor Marcelo Pretto, iniciado em 26 de outubro, já passou por seis cidades paulistas.
O espetáculo é patrocinado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) 2023 da Secretaria de Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e traz no repertório em sua maioria músicas selecionadas do LP Aviso aos Navegantes, de Alberto Ribeiro, lançado em 1956. Segundo o crítico José Ramos Tinhorão é o primeiro disco da música brasileira inteiramente dedicado ao protesto.
Foi por acaso que Marcelo se deparou com o LP encontrado em um sebo em São Paulo. Alberto Ribeiro foi um compositor muito conhecido na primeira metade do século passado, especialmente por compor marchinhas de carnaval que ficaram eternizadas, entre elas Chiquita Bacana (com Braguinha). No entanto, o Alberto Ribeiro que encantou Marcelo Pretto é o autor que nas 16 músicas, arranjadas por Radamés Gnatalli, descreve tipos brasileiros, denuncia com humor e ironia a exploração dos trabalhadores, o latifúndio e a concentração de riqueza no Brasil dos anos 30 aos 50.
Novas possibilidades musicais
Para cantar a história do Brasil descrito por Ribeiro e o Brasil contemporâneo das insistentes contradições e dilemas, Marcelo contou com a parceria do pianista e compositor Lincoln Antônio. Segundo Marcelo, a dupla dedicou bastante tempo a ouvir as músicas e elaborar possibilidades de arranjos. Além de Lincoln (piano e pífano), a formação que divide o espetáculo com Marcelo apresenta Rodrigo Sestrem (flauta e rabeca) e Valentina Facury (percussão) que ingressou no grupo para a circulação paulista. Originalmente, o percussionista do show é Kabé Pinheiro.
Marcelo Pretto é cantor autodidata, integrante dos grupos Barbatuques e A Barca. No Barbatuques, além da voz, toca percussão corporal. Nos dois grupos está há cerca de 22 anos em atividade. Tem um DVD, ao vivo no Itaú Cultural, com várias participações, lançado pela MCD e participou como cantor e percussionista corporal de CDs de mais de 50 artistas nacionais e internacionais, entre eles Camille (França), Carlos Nuñez (Espanha), Zeca Baleiro, Siba e Mariana Aydar.
Em 2014, lançou o álbum “A Carne das Canções”, resultado de um trabalho em duo com Swami Jr. No final de 2016 lançou o álbum BOI, (tendo como tema, o Bumba Meu Boi maranhense), com participações de vários artistas, como Lenine, Mario Laginha e outros. Desde o final de 2018, vem apresentando e produzindo um programa, na rádio Brasil Atual, chamado Rádio Biruta.
Apoio da Secretaria Municipal de Cultura
Serviço:
Show Aviso aos Navegantes – Antecedentes das Canções de Protesto
09/11 – sábado | 20h30
Local: Teatro Popular Solano Trindade (Avenida São Paulo, 176 – Centro – Embu das Artes)
Mín. 16° Máx. 19°