A data, reconhecida desde 1900, busca lembrar, celebrar e alertar sobre a luta enfrentada pelos moradores dessas regiões. Neste ano, a Central Única das Favelas homenageou a sambista Leci Brandão.
Em Itapecerica da Serra, o presidente municipal, o líder comunitário Carlos Roberto Ferreira, junto a colaboradores e patrocinadores, realizou no último sábado, 9 de novembro, um grande evento repleto de atrações, incluindo a doação de diversos livros que a CUFA recebeu das Lojas Americanas, para distribuir aos apreciadores da leitura.
O evento teve início às 13h, com a instrutora Camila, que fez a abertura com Ritmos de Dança. Em seguida, a psicóloga Verônica Rosa realizou uma palestra sobre Saúde Mental. Logo depois, houve música ao vivo, com Álvaro Shouzen e participação de Roni Motoca. A instrutora Dede apresentou uma grande exibição de capoeira com o grupo "Novo Estilo". Após isso, o evento seguiu com samba com Fernando Amaral, pagode com Igor Smith, funk com MC Robs e mais pagode com o grupo Mais 1 Auê.
Para finalizar a noite, o aniversariante cantor Sérgio Maciel trouxe muito samba de raiz, e o encerramento ficou por conta do DJ Henx, com música eletrônica.
Em 2006, Celso Athayde teve a ideia de oficializar o Dia da Favela, comemorado em 4 de novembro no Rio de Janeiro e instituído pela Lei Municipal Carioca nº 4.383, de 28 de junho de 2006. Em Itapecerica da Serra, o Dia da Favela também já é oficial, por meio do Projeto de Lei nº 1536/2021, de autoria do vereador Nerisvaldo Soares.
O evento, que está em sua 4ª edição, é organizado pela CUFA Itapecerica da Serra (Central Única das Favelas), com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cultura.
Mín. 22° Máx. 31°