Sexta, 05 de Março de 2021
11 98407-4416
Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra: Secretaria de Cultura recupera patrimônio histórico da cidade

Os bonecos foram criados para as festividades de aniversário do município, em maio de 2001

18/02/2021 11h23
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Itapecerica da Serra: Secretaria de Cultura recupera patrimônio histórico da cidade - Foto: PMIS
Itapecerica da Serra: Secretaria de Cultura recupera patrimônio histórico da cidade - Foto: PMIS

20 anos depois de sua criação, bonecos gigantes que contaram a história do município foram encontrados pela Secretaria de Cultura de Itapecerica da Serra. O órgão já trabalha em projeto de restauração para apresentar à população e uma exposição das obras está prevista para ainda este ano.

A Secretaria de Cultura repudia, veementemente, o modo com que um material cultural da memória do município foi deixado à degradação por falta de cuidado, respeito e proteção.

“Os bonecos, assim como o projeto Barracões Culturais da Cidadania, estão na memória cultural afetiva da nossa cidade; encontrá-los, quase 20 anos depois, foi uma grande emoção para nossa equipe que está mobilizada em recuperá-los (o trabalho de restauração já está sendo iniciado) e apresentá-los novamente à população em uma grande exposição, prevista para 2021”, comunicou a Secretaria.

Os bonecos: sua história e o achado

Durante os trabalhos diários de limpeza do Parque do Povo, a equipe da Secretaria de Cultura encontrou, em um antigo vestiário subterrâneo, em péssimas condições, uma verdadeira relíquia da memória cultural afetiva da nossa cidade. Segundo informações, os bonecos estão “amontoados” neste espaço desde 2015.

Os bonecos foram criados para as festividades de aniversário do município, em maio de 2001 e a ideia foi apresentada pelo artista Sandro Roberto para o Secretário de Cultura da época, Sebastião Soares (o Tião).

Quinze bonecos gigantes representando personagens da cidade, em uma clara alusão aos bonecos gigantes de Olinda, contaram nossa História na Avenida XV de Novembro. Entre eles, podemos destacar o Padre Belchior de Pontes, indígenas, negros de Angola, assim como imigrantes alemães, japoneses e árabes.

Em uma intensa pesquisa com o Departamento de Patrimônio Histórico, o artista concretizou seu plano de levar às ruas de Itapecerica da Serra, as personagens mais importantes para a fundação da cidade, também representando pessoas da contemporaneidade, como a parteira da cidade Dona Zoraide Eva das Dores, o prefeito da época - Lacir Baldusco, o ex-prefeito Antonio Baldusco, dentre outros, promovendo a transmissão de conhecimento por meio da arte popular de bonecos.

O Projeto Barracões Culturais da Cidadania ainda promoveu, no mesmo ano, uma exposição em que as fotografias, biografias e todos os materiais que serviram de pesquisa para o processo de execução desse projeto estiveram disponíveis à visitação da população no Espaço Cultural do Parque Paraíso.

As peças foram para rua em 8 de maio de 2001, em um desfile memorável (vide recorte jornalístico da época na Galeria de Fotos) na festividade do aniversário da cidade.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Itapecerica da Serra.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 01h04 - Fonte: Climatempo
21°
Muitas nuvens

Mín. 21° Máx. 27°

21° Sensação
19 km/h Vento
78% Umidade do ar
90% (25mm) Chance de chuva
Amanhã (06/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 21° Máx. 26°

Sol com muitas nuvens e chuva
Domingo (07/03)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 20° Máx. 27°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias