Quarta, 14 de Abril de 2021
11 98407-4416
Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra: USF Potuverá sofre vandalismo e perde vacinas da Covid-19

Na manhã desta sexta-feira, 05/03, por volta das 6h30, os primeiros funcionários que chegaram na unidade depararam-se com o cadeado do portão arrombado, a porta lateral aberta e os vidros quebrados

05/03/2021 17h36
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Itapecerica da Serra: USF Potuverá sofre vandalismo e perde vacinas da Covid-19 - Foto: PMIS
Itapecerica da Serra: USF Potuverá sofre vandalismo e perde vacinas da Covid-19 - Foto: PMIS

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra vem a público informar o lamentável fato ocorrido na Unidade de Saúde da Família do Potuverá, localizada na Rodovia Régis Bittencourt, km 294,5, n° 25.220, bairro do Potuverá.

Na manhã desta sexta-feira, 05/03, por volta das 6h30, os primeiros funcionários que chegaram na unidade depararam-se com o cadeado do portão arrombado, a porta lateral aberta e os vidros quebrados.

Não se sabe ainda a motivação do arrombamento, já que nenhum objeto de dentro da unidade foi furtado, porém, existe a possibilidade de ter sido uma tentativa de furto de vacinas.

Mesmo não tendo levado nada, os prejuízos com as vacinas são irrecuperáveis, pois os fios de energia elétrica foram cortados, provocando suspensão de energia por longo período. Dessa forma, todos os imunizantes que estavam na câmara de vacinas tiveram que ser desprezados.

Com isso, o Município perde um total de 439 doses de vacinas que seriam destinadas à imunização de diversas doenças, inclusive a Covid-19. Desse total, 84 doses eram da Coronavac. Essas doses seriam utilizadas para imunização dos idosos residentes no Mosteiro da Paz e idosos do bairro que já estavam agendados para receber a segunda dose.

A USF Potuverá conta com sistema de segurança por meio de monitoramento por câmeras e alarmes. As imagens geradas já foram encaminhadas para a Delegacia de Polícia de Itapecerica da Serra.

A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra solicitou, também, explicações à empresa responsável pelo monitoramento sobre a falha do equipamento de alarme, que não disparou, e sobre a razão de nenhum responsável ter sido acionado durante a noite, no período em que a unidade permaneceu sem energia.

A USF Potuverá não pode realizar atendimentos durante todo o dia de hoje, pois permaneceu sem energia elétrica. Somente após o restabelecimento da energia, será possível contabilizar prejuízos que possam ter sido causados nos equipamentos da unidade. No entanto, a lamentável perda das 439 doses de vacinas já é comprovada.

A população de aproximadamente 6.700 pessoas de abrangência da USF Potuverá permanecerá sem atendimento até que os reparos elétricos sejam efetuados pela equipe de manutenção da Autarquia da Saúde, juntamente com a equipe da ENEL, que seguem trabalhando no local.

Foi registrado o Boletim de Ocorrência número 757/2021.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Itapecerica da Serra.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 04h04 - Fonte: Climatempo
16°
Nuvens esparsas

Mín. 15° Máx. 24°

16° Sensação
13 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (15/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Sexta (16/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 15° Máx. 27°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias