Segunda, 17 de Maio de 2021
11 98407-4416
Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra: Saúde promove treinamento em primeiros socorros aos servidores

Com duração de quatro horas e emissão de Certificado de Participação, o treinamento é ministrado pelo enfermeiro socorrista do SAMU Itapecerica da Serra, Everton Froes

28/04/2021 16h08
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Saúde promove treinamento em primeiros socorros aos servidores - Foto: PMIS
Saúde promove treinamento em primeiros socorros aos servidores - Foto: PMIS

Os funcionários das Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Saúde da Família, Maternidade e Prontos Socorros do Município de Itapecerica da Serra estão sendo capacitados pela Autarquia Municipal de Saúde para atendimento de pacientes com quadro de parada cardiorrespiratória.

Trata-se dos treinamentos denominados “Suporte Básico de Vida em Adulto e Criança (SBV), Identificação da PCR, RCP e Uso do DEA” e “Manejo de Distúrbios Respiratórios e Passagem de Máscara Laríngea”.

O objetivo da Autarquia Municipal de Saúde é garantir que equipes médicas e de enfermagem, tanto da Atenção Básica quanto da Urgência e Emergência, estejam devidamente capacitadas para fornecer os primeiros socorros ao paciente que chega à unidade.

Com duração de quatro horas e emissão de Certificado de Participação, o treinamento é ministrado pelo enfermeiro socorrista do SAMU Itapecerica da Serra, Everton Froes, que ensina os protocolos sobre como reconhecer uma parada cardiorrespiratória e o que fazer quando acontece uma parada cardíaca. O treinamento também traz as práticas de intubação com máscara laríngea. Este último é dedicado apenas para médicos e enfermeiros.

Conforme esclarece o enfermeiro Everton Froes, no atual quadro de pandemia da Covid-19, o paciente acometido pela doença é afetado principalmente no sistema respiratório, o que pode levá-lo rapidamente a uma parada cardiorrespiratória. Segundo ele, o suporte básico de vida, que inclui a reanimação cardiopulmonar, e o suporte ventilatório, são fundamentais nos primeiros atendimentos, aumentando a chance de sobrevida do paciente.

 “As UBS’s e USF’s não são referências para o atendimento de emergência, porém, no momento de pandemia como o que vivemos, é importante que todo profissional da saúde esteja capacitado para garantir os primeiros socorros ao paciente”, esclarece o enfermeiro.

Até o momento, já receberam o treinamento os funcionários da USF Horizonte Azul, USF Potuverá, USF Analândia e parte da equipe do Pronto Socorro Central.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Itapecerica da Serra.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 09h45 - Fonte: Climatempo
16°
Nevoa úmida

Mín. 13° Máx. 25°

16° Sensação
4 km/h Vento
94% Umidade do ar
0% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 21°

Sol com muitas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 24°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias