Segunda, 17 de Maio de 2021
11 98407-4416
Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra: Tanques de oxigênio são instalados nos Prontos-Socorros Municipais

Foram instalados tanques com capacidade de armazenamento de 1.740 metros cúbicos de oxigênio, um no Pronto-Socorro Central e outro no Pronto-Socorro Jd. Jacira

01/05/2021 17h53
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Itapecerica da Serra: Tanques de oxigênio são instalados nos Prontos-Socorros Municipais - Foto:PMIS
Itapecerica da Serra: Tanques de oxigênio são instalados nos Prontos-Socorros Municipais - Foto:PMIS

A Autarquia Municipal de Saúde vem empenhando grandes esforços no combate à pandemia do coronavírus, em Itapecerica da Serra. A última medida adotada visa à garantir o abastecimento de oxigênio nos prontos-socorros municipais.

Foram instalados tanques com capacidade de armazenamento de 1.740 metros cúbicos de oxigênio, um no Pronto-Socorro Central e outro no Pronto-Socorro Jd. Jacira. Com isso, o município mais do que dobrou a capacidade de fornecimento de oxigênio.

O Pronto-Socorro Central possuía um tanque cuja capacidade era de 840 metros cúbicos. O novo tanque instalado e já em uso possui mais que o dobro dessa capacidade.

Já o Pronto-Socorro do Jardim Jacira não possuía tanque. O oxigênio era fornecido por meio de cilindros que precisavam ser reabastecidos diariamente. Com o agravamento da pandemia, houve dias em que esse reabastecimento precisou ser feito em menos de 12 horas. Lá, o processo para instalação do tanque foi um pouco mais demorado porque foi necessária a implantação de uma base de concreto. Construída essa base, foi preciso aguardar alguns dias para garantir a secagem e solidificação do concreto. Finalmente, no último dia 26 de abril, o tanque pode ser instalado e, nesta quinta-feira (29/04), o abastecimento de oxigênio foi realizado.

Esses novos tanques contam com um sistema de monitoramento por telemetria. Trata-se de um chip acoplado ao tanque para acompanhar o consumo. À medida que o volume de oxigênio baixa, é disparado um alarme para uma central de controle e a empresa envia o caminhão para reabastecer o tanque.

“Com a instalação desses tanques, vamos garantir atendimento de qualidade aos pacientes em nossas unidades de saúde. Isso é fundamental nesse momento tão crítico de pandemia”, afirma o Superintendente da Saúde, Dr. Flavio Bergamaschi.

Concentradores de Oxigênio

Além dos tanques de oxigênio adquiridos pela Autarquia Municipal de Saúde, Itapecerica da Serra também recebeu do Governo do Estado três Concentradores de Oxigênio, que são aparelhos utilizados no apoio a pacientes menos graves, o que permite que os respiradores possam ser utilizados nos pacientes mais graves.

Todas essas medidas garantem uma melhora na condição de atendimento dos Prontos-Socorros do município e trazem um alívio para as equipes de profissionais que estão na linha de frente nessa batalha pela vida.

A Autarquia Municipal de Saúde está fazendo todo o empenho possível para garantir que não haja um colapso no sistema de saúde da cidade. Porém, é preciso que haja um esforço de todos. O momento requer muito cuidado e responsabilidade de cada um.

O importante é evitar a propagação da Covid-19. Usar máscara e evitar aglomerações são medidas fundamentais para conter a pandemia.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Itapecerica da Serra.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 10h45 - Fonte: Climatempo
18°
Tempo aberto

Mín. 13° Máx. 25°

18° Sensação
6 km/h Vento
83% Umidade do ar
0% (1mm) Chance de chuva
Amanhã (18/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 23°

Sol com muitas nuvens
Quarta (19/05)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 25°

Sol com algumas nuvens
Ele1 - Criar site de notícias