Terça, 19 de Outubro de 2021
11 98407-4416
Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra encerra mês com ações que alertam sobre o Setembro Amarelo

Coordenada pela psicóloga Thainá Maria Baranek, responsável pela Saúde Mental do Município, a roda de conversa teve como tema “Toda Vida Importa”

04/10/2021 14h49
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Coordenada pela psicóloga Thainá Maria Baranek, responsável pela Saúde Mental do Município, a roda de conversa teve como tema “Toda Vida Importa” - Foto: PMIS
Coordenada pela psicóloga Thainá Maria Baranek, responsável pela Saúde Mental do Município, a roda de conversa teve como tema “Toda Vida Importa” - Foto: PMIS

Encerrando setembro, mês que marca a Campanha do Setembro Amarelo, a Autarquia Municipal de Saúde realizou, na última quarta feira, 29/9, uma roda de conversa entre funcionários da saúde sobre ações de prevenção ao suicídio.

Coordenada pela psicóloga Thainá Maria Baranek, responsável pela Saúde Mental do Município, a roda de conversa teve como tema “Toda Vida Importa” e foi uma oportunidade para os profissionais falarem sobre suas vivências ou experiências com pessoas que sofrem de depressão.

Setembro Amarelo é uma campanha criada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria, que tem o objetivo de promover, mundialmente, debates que visem à conscientização e prevenção do suicídio.

Durante todo o mês de setembro, a Autarquia Municipal de Saúde, por meio de suas Unidades Básicas de Saúde, promoveu ações enfatizando o Setembro Amarelo. Funcionários vestindo amarelo, cartazes afixados nos postos de saúde, distribuição de panfletos, palestras e rodas de conversa foram algumas das atividades desenvolvidas com o objetivo de despertar a atenção da população sobre o cuidado com a pessoa com risco de suicídio e apontar as formas de prevenção.

O suicídio figura entre as 3 principais causas de morte no mundo, em indivíduos com idade entre 15 e 29 anos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 90% dessas mortes poderiam ser evitadas.

Alguns dos fatores de prevenção são:

  • O fortalecimento de vínculos sociais e familiares;
  • Busca de uma direção e fortalecimento da espiritualidade;
  • Adoção de estilo de vida saudável;
  • Atividade física e de lazer;
  • Falar dos sentimentos;
  • Pedir ajuda para pessoas de confiança.
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Sobre o município
Saiba tudo o que acontece em Itapecerica da Serra.
Taboão da Serra - SP
Atualizado às 17h21 - Fonte: Climatempo
13°
Chuvisco

Mín. 14° Máx. 17°

13° Sensação
22 km/h Vento
94% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (20/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 16°

Chuvoso
Quinta (21/10)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 19°

Nublado
Ele1 - Criar site de notícias