Terça, 25 de Janeiro de 2022
29°

Nuvens esparsas

Taboão da Serra - SP

Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Itapecerica da Serra realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura

A Conferência teve como objetivo aprofundar o diálogo entre a sociedade civil e representantes do governo

29/11/2021 às 19h38
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Compartilhe:
Itapecerica da Serra realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura: Foto: PMIS
Itapecerica da Serra realiza a 4ª Conferência Municipal de Cultura: Foto: PMIS

No último sábado, 27 de novembro, aconteceu a 4ª Conferência Municipal de Cultura de Itapecerica da Serra, no Auditório da Prefeitura.

A Conferência teve como objetivo aprofundar o diálogo entre a sociedade civil e representantes do governo, avaliar, debater e propor programas e ações no campo das políticas públicas culturais para os próximos anos.

O evento teve início com o credenciamento dos participantes. Em seguida formou-se a mesa, composta pelo Prefeito Dr. Francisco Nakano, o superintendente da Autarquia de Saúde, Dr. Flávio Bergamaschi, os secretários Romeu Nicolatti Tavares (Cultura), Márcio Carvalho (Educação), João Miranda (Habitação e Desenvolvimento Urbano), Gilberto Pascom Jr. (Planejamento e Meio Ambiente) e Antônio de Godói (Finanças).

A dupla de música sertaneja Tony & Bento foi convidada para interpretar o Hino de Itapecerica da Serra. Os cantores receberam uma homenagem dos membros da Conferência, pelos seus 31 de carreira artística na cidade.

Houve a leitura do Regimento da Conferência, pelo cerimonialista Fernando Manin, que foi aprovado por unanimidade pela plenária.

Os participantes tiveram um dia muito produtivo e deram um grande passo para a implantação do Sistema Municipal de Cultura, no qual os agentes culturais e toda a sociedade trabalharam as propostas que foram elencadas durante as pré-conferências, realizadas no mês de setembro no município.

A Diretora de Cultura, Luciana Castro ministrou um palestra com o tema: “Uma política de Estado para a Cultura – Desafios do Sistema Municipal de Cultura”, evidenciando as etapas fundamentais pelas quais o município deve cumprir para integrar o Sistema Nacional de Cultura.

Os trabalhos se concentraram na formação dos grupos, que foram divididos em 4 eixos, sendo eles: Expansão Cultural;  Formação e Intercâmbio;  Economia da Cultura; e Patrimônio Histórico e Cultural. Após a apresentação dos grupos, a plenária votou favorável, por unanimidade, aos quatro conjuntos de propostas explanados.

No decorrer do dia, também marcaram presença o Vice-Prefeito Rafael de Oliveira, os secretários municipais Fernando Andrade (Obras e Serviços Urbanos), Gerson Lazarin (Turismo), Rafael Amorim (Defesa Civil), e o vereador Fábio Santana.

A Conferência ficou marcada pelos debates e pelas atrações culturais apresentadas, como: Vídeos do Projeto EMAC JAM, poesia com King Abraba e DJohn, Dança Tribal Fusion com Doolunay e canto coral dos alunos da Professora Nilcélia, da Escola Municipal de Artes e Cultura de Itapecerica da Serra.

Para finalizar os trabalhos, foram eleitos 15 delegados representantes da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Itapecerica da Serra.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias