Terça, 25 de Janeiro de 2022
29°

Nuvens esparsas

Taboão da Serra - SP

Itapecerica da Serra Itapecerica da Serra

Saúde de Itapecerica da Serra promove Campanha Fique Sabendo

O Dia D da Campanha será no sábado, 4 de dezembro. Nesse dia, todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde estarão com as portas abertas

29/11/2021 às 20h20
Por: Por Elizeu Teixeira Filho, do Jornal SP Repórter Fonte: ASCOM/PMIS
Compartilhe:
Saúde de Itapecerica da Serra promove Campanha Fique Sabendo
Saúde de Itapecerica da Serra promove Campanha Fique Sabendo

A Autarquia Municipal de Saúde promove, entre os dias 1 e 7 de dezembro, a Campanha Fique Sabendo, com realização de testagens de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

O Dia D da Campanha será no sábado, 4 de dezembro. Nesse dia, todas as Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde estarão com as portas abertas, no horário das 8 às 14 horas, para realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

De segunda a sexta feira, os testes podem ser realizados também no CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), que fica localizado no CEM (Centro de Especialidades Municipal) - Av. Quinze de Novembro, 926 – Centro. O horário de atendimento é das 8 às 13 horas.

A ação tem o objetivo de alertar a população com relação à prevenção das doenças sexualmente transmissíveis.

Para fazer os testes é necessário apresentar documento com foto e cartão SUS.

Saiba mais:

Teste de HIV?

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e, principalmente, se você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. Esse procedimento é parte do protocolo da profilaxia pós-exposição de risco ao HIV, que deve ser buscada no caso de exposição de risco em até 72 horas.

É muito importante que você saiba se foi infectado pelo HIV. Só assim poderá buscar tratamento o quanto antes para não correr o risco de desenvolver a doença (aids).

Procure um profissional de saúde e informe-se sobre o teste.

Teste de sífilis?

O teste de sífilis deve ser feito com regularidade e, principalmente, se você tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. Nos casos em que o teste rápido for positivo, uma amostra de sangue deverá ser coletada e encaminhada para realização de um teste laboratorial para conclusão do diagnóstico.

A sífilis tem cura! O tratamento deve ser realizado imediatamente com aplicação de penicilina. Informe-se com um profissional de saúde.

Teste de hepatite B e C?

Para saber se há a necessidade de realizar exames que detectem as hepatites B e C, observe se você já se expôs a algumas destas situações: praticou sexo desprotegido ou compartilhou seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos que furam ou cortam.

Vale destacar a importância da realização do teste da hepatite C para as pessoas que receberam transfusão de sangue, realizaram cirurgias ou transplantes de órgãos antes de 1993. Todas as pessoas nessa situação devem realizar o teste.

O diagnóstico das hepatites B e C é feito por meio de testes rápidos e de exames de sangue complementares, disponíveis na rede de serviços de saúde do SUS. Na investigação das hepatites B e C, é preciso um intervalo de pelo menos 60 dias após o possível contato inicial com os vírus para que os antígenos virais (no caso da hepatite B) ou anticorpos (no caso da hepatite C) sejam detectados no exame de sangue. Após diagnóstico concluído, o profissional de saúde indicará o tratamento adequado.

Lembre-se de que existe uma vacina para prevenir a hepatite B. Procure uma unidade de saúde para se informar.

Fonte:  http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/diagnosticar-e-tratar-pessoas-com-ist-e-hv

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias